Ueline
UE distingue António Romão e João Ferreira do Amaral

Os economistas foram homenageados na Universidade de Évora

Os economistas António Romão e João Ferreira do Amaral foram homenageados na Universidade de Évora, que reconheceu a contribuição dada pelos professores para a génese e consolidação das ciências económicas na UE.

No auditório da Universidade de Évora repleto de alunos e docentes, e com a intervenção musical de dois alunos da classe de violino da Escola de Artes da UE, o Vice-reitor, Prof. José Manuel Caetano destacou a experiência acumulada dos homenageados, professores catedráticos do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), na área da Economia e o papel de relevo que tiveram na orientação de provas académicas na Universidade, pela lecionação de atividades formais, pela participação em júris, em seminários e conferências, bem como pelo contributo na solidificação do corpo docente da Economia.

O Vice-reitor considera “importante ter tido contacto e o apoio do professor António Romão” no seu processo de formação, uma vez que foi seu orientador na tese de doutoramento.

O diretor do departamento de Economia da UE, Prof. João Pereira, destacou a iniciativa que visa homenagear dois economistas que “marcaram uma geração”. “O que somos hoje como docentes reflete o que os professores António Romão e João Ferreira do Amaral passaram de conhecimento para nós” afirmou o docente.

O Professor Rui Junqueira Lopes, professor catedrático do departamento de Economia da UE, apresentou os homenageados e destacou o serviço que prestaram à academia nomeadamente na formação do gabinete de documentação europeia, na orientação científica de docentes da área de Macro economia e da Economia europeia.

Os professores receberam da mão do Vice-reitor a medalha da Universidade e participaram num debate que teve a crise económica como mote, moderado pela jornalista do Diário do Sul, Maria Antónia Zacarias.

Publicado em 02.11.2012
Fonte: Estudar