Projeto Inovador
Visa melhorar aprendizagens em crianças do 1º Ciclo

Investigadores da UE desenvolvem projeto com a Gulbenkian

Quando perguntamos a crianças entre os oito e os dez anos de idade o que gostariam de aprender na escola, as expressões plásticas, visuais, musicais, dramáticas, físico-motoras e as actividades lúdico-desportivas sobressaem com algum equilíbrio entre si. Por outro lado as actividades associadas à exploração e uso de plataformas e ferramentas de tecnologia de informação e comunicação acompanham essas escolhas preferenciais e reavivam a importância e incontornabilidade deste recurso no presente e no futuro. É esta a convicção da equipa de investigadores da Universidade de Évora que está a desenvolver o projeto “Promoção de Mudanças na Aprendizagem – Comunidades escolares de aprendizagem – Gulbenkian XXI” nos três distritos do Alentejo. José Verdasca, coordenador do projeto resultante de um protocolo estabelecido entre a Fundação Calouste Gulbenkian e o Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE), explica que a finalidade é precisamente promover a melhoria das aprendizagens e dos resultados escolares nas novas gerações fazendo uma simbiose entre o currículo formal e o não formal.

Publicado em 18.01.2016