Seminário sobre Determinantes da Escolha de Alimentos e do Comportamento dos Consumidores

Dada a necessidade de mudança nos hábitos alimentares existentes precisamos de compreender melhor os determinantes que afectam a escolha dos alimentos e o comportamento dos consumidores. Os alimentos que escolhemos não são apenas determinados por necessidades fisiológicas ou nutricionais. Para além dos determinantes biológicos, tais como a fome, o apetite e o sabor, a escolha dos alimentos é também influenciada por:

• Determinantes psicológicos, como o humor, o stress e a culpa.
  • Determinantes económicos, como o custo, o rendimento e as disponibilidades.
  • Determinantes físicos, como acesso, a educação, as competências (por exemplo, cozinhar) e o tempo.
  • Determinantes sociais como a cultura, a família, os colegas e os padrões de refeições.

Atitudes, crenças e conhecimentos sobre os alimentos.
Os determinantes da escolha dos alimentos e do comportamento dos consumidores também variam consoante a fase da vida, e a influência de um factor varia de acordo com o indivíduo ou grupo de pessoas. Assim, um tipo de intervenção para modificar o comportamento na escolha dos alimentos não se irá adequar a todos os grupos de população. Em vez disso, as intervenções devem ser direccionadas para os diferentes grupos da população, tendo em consideração os inúmeros factores que influenciam as respectivas decisões na escolha dos alimentos.

PROGRAMA

• Apresentação. Fernando Capela e Silva, Departamento de Biologia e ICAAM, Universidade de Évora.
  • Determinantes Sensoriais na Escolha dos Alimentos. Cristina Pinheiro, Departamento de Zootecnia e ICAAM, Universidade de Évora.
  • Determinantes Biológicos: Balanço Energético, Gosto e Saliva. Elsa Lamy, ICAAM, Universidade de Évora.
  • Compreensão da Informação Alimentar, Escolha e Ingestão de Alimentos: Determinantes Psicossociais. Sofia Tavares, Departamento de Psicologia e Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Universidade de Évora e Rui Gaspar, Departamento de Psicologia, Universidade de Évora e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Cis-IUL.
  • Marketing e o Comportamento dos Consumidores. Cristina Marreiros e Maria Raquel Ventura Lucas, Departamento de Gestão e CEFAGE, Universidade de Évora.
Organização: ICAAM e Escola Superior de Enfermagem São João de Deus
Em 20.01.2015