"Processos envolvidos na leitura"
- Temática de investigação: "Processos envolvidos na leitura"
- Objetivos: Investigar os processos e natureza das representações envolvidas na leitura, desde as etapas mais precoces da aprendizagem à leitura proficiente. Exploram-se os efeitos cognitivos da aprendizagem da leitura.
- Participantes: crianças, jovens e adultos (letrados e ex-iletrados) sem dificuldades de leitura; crianças pré-letradas e adultos iletrados; e indivíduos com dislexia do desenvolvimento.
- Instituições (e investigadores) participantes: Universidade de Évora (Isabel Leite), Universidade de Lisboa (Faculdade de Psicologia, Paulo Ventura, e Tânia Fernandes), Universidade Livre de Bruxelas (José Morais e Régine Kolinsky),
- Responsável na UÉ (Membro da equipa): Isabel Leite*
- Data de Inicio: 2014
* integra a equipa do projeto de investigação “Visual word recognition and Orthographic processing: Experiments and contributions from cognitive psychology, neurosciences, and computational modeling (ACRONYM: VOrtEx) “, financiado pela FCT (IR: Tânia Fernandes, FP-UL)