"Processos envolvidos na leitura"

  • Temática de investigação:  "Processos envolvidos na leitura" 
  • Objetivos:  Investigar os processos e natureza das representações envolvidas na leitura, desde as etapas mais precoces da aprendizagem à leitura proficiente. Exploram-se os efeitos cognitivos da aprendizagem da leitura. 
  • Participantes:  crianças, jovens e adultos (letrados e ex-iletrados) sem dificuldades de leitura; crianças pré-letradas e adultos iletrados; e indivíduos com dislexia do desenvolvimento. 
  • Instituições (e investigadores) participantes: Universidade de Évora (Isabel Leite), Universidade de Lisboa (Faculdade de Psicologia, Paulo Ventura, e Tânia Fernandes), Universidade Livre de Bruxelas (José Morais e Régine Kolinsky),
  • Responsável na UÉ (Membro da equipa):  Isabel Leite*
  • Data de Inicio: 2014           

  * integra a equipa do projeto de investigação “Visual word recognition and Orthographic processing: Experiments and contributions from cognitive psychology, neurosciences, and computational modeling (ACRONYM: VOrtEx) “, financiado pela FCT (IR: Tânia Fernandes, FP-UL)

// RECRUTAMENTO