Vitor Franco, docente do departamento de psicologia publicou o seguinte artigo na Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental: "Paixão-dor-paixão: pathos, luto e melancolia no nascimento da criança com deficiência"
  Franco, V. (2015). Paixão-dor-paixão: pathos, luto e melancolia no nascimento da criança com deficiência, Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 18(2), 204-220, doi: http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2015v18n2p204.2

O nascimento de um filho com um transtorno grave de desenvolvimento marca, enquanto crise, o percurso evolutivo dos pais. A perda do bebê idealizado, exige um trabalho de elaboração do luto. No entanto, a ligação emocional ao pathos-paixão inicial ergue-se como obstáculo a esse processo e, mais do que isso, à criação de um novo vínculo ao bebê nascido e real, com as suas qualidades e limitações, que corre o risco de não ocupar um espaço na vida emocional dos pais a contas com o seu pathos-dor. Neste trabalho serão discutidas as saídas do lado melancólico e as alternativas de elaboração do sofrimento emocional com vista ao investimento parental e apego à criança com deficiência.

Palavras-Chave: Deficiência; apego; melancolia; luto

Publicado em 20.07.2015